Um novo cavalo de tróia que se apresenta como o programa de activação da Microsoft e força os utilizadores a fornecer dados de cartões de crédito acaba de ser detectado pela Symantec.
Chama-se Kardphisher e é muito simples tecnicamente. É também muito parecido com o programa Windows legítimo. Contudo, uma vez instalado, o malware reproduz um ecrã parecido com o oficial que informa que a cópia do Windows já foi activada por outro utilizador.
Depois, a mesma janela refere que “para ajudar a reduzir a pirataria de software, por favor, reactive a sua cópia legítima agora. Pediremos os seus dados para a cobrança, mas o débito não será realizado”.
Ao seleccionar a opção “não”, o PC é desligado. Se escolher “sim”, aparecerá um segundo ecrã, onde o nome e número de cartão de crédito do utilizador são exigidos.
A Symantec vem agora alertar os utilizadores e esclarecer que a Microsoft nunca pede informações pessoais aos seus utilizadores e que só em algumas situações muito esporádicas, como a instalação de novos componentes de hardware no PC, o Windows exige a reactivação.
Publicado na "Exame Informática" 02/08/07
Marcadores: Dicas de Informática