VALLE AYRES

Orkut : Eduardo Ayres @@@@@@@@@@@@@@@@@@ Este blog escreve sobre : ecologia, Beatles, e-books, HQS, informática, tecnologia, curiosidades, entretenimento, séries, desenhos, animes, live-action, etc... Blog (2): http://eduardoayres@blogspot.com

sexta-feira, 4 de maio de 2007

As Obras completas de CARL BARKS (Editora Abril)

As Obras completas de CARL BARKS
(Serão aproximadamente 40 volumes, atualmente está no nº 27)

Não poderia deixar de fazer aqui, a minha justa homenagem a este mestre (ou mago), que habitou os meus sonhos na minha infância, com um pequeno resumo de quem foi esse gênio dos quadrinhos.


Carl Barks (27 de Março de 1901-25 de Agosto de 2000) foi o mais famoso ilustrador dos estúdios Disney. Responsável pela invenção de Patópolis e muitos de seus habitantes: Tio Patinhas (1947), Gastão (1948), Irmãos Metralha (1951), Professor Pardal (1952), Maga Patalógika (1961) e outros. Respeitado e admirado até mesmo por quem não é fã dos personagens dos estúdios Disney, Barks é considerado por muitos como um dos maiores e mais inventivo quadrinistas do século passado, ao lado de pesos pesados como Alex Rayond e Hal Foster. Will Eisner o chamava de "Hans Christian Andersen dos quadrinhos".

Barks é responsável pelo mais complexo e interessante microverso dentro do mundo Disney: Patópolis. Suas histórias inicialmente enfocavam as aventuras do Pato Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, mas, aos poucos, Barks foi criando outros personagens para acrescentar mais tempero às histórias. Sãos criações suas: Gastão, o primo sortudo e chato do Donald, que também tenta conquistar a Margarida, a bruxa Maga Patalogika, arquiinimiga do Tio Patinhas, o Professor Pardal, o cientista maluco de plantão, entre outros. Mas sua criação mais famosa é, sem dúvida, o sovina Tio Patinhas.

Talvez uma das melhores características de Barks esteja no fato de que ele não se contentou em escrever histórias engraçadinhas, mas num lance de ousadia e criatividade, colocou Donald e família para viajar através do mundo, vivendo aventuras fantásticas em lugares exóticos (meticulosamente retratados através de pesquisas na National Geographic). Barks era um daqueles poucos autores que sabia dosar momentos de humor, aventura e suspense na medida certa.

Em 1991, ele recebeu, em reconhecimento à importância de sua obra, o prêmio "Disney Legends". E quase no mesmo período, a Disney lançou na TV um dos seus maiores sucessos: a série DuckTales, totalmente inspirada no trabalho de Barks.

Por essas e por muitas outras razões, Carl Barks habita a mente e o coração de muitos leitores, que tiveram acesso a um mundo de cultura, surpresa e diversão a partir de suas páginas. E seus muitos discípulos - os americanos Don Rosa, Tony Strobl e William Van Horn, o holandês Daan Jipes, o chileno Victor Arriagada Rios, os italianos Romano Scarpa, Giorgio Cavazzano e Marco Rota, para ficar nos principais. Mas o maior nome, o princípio e até o fim de tudo (já que todos - leitores e artistas - sempre recorrem a ele quando querem o supra-sumo dos patos) será sempre o velho Carl Barks. Descanse em paz, "tio" Carl! Seus muitos sobrinhos espalhados pelo mundo agradecem e zelam por sua obra inesquecível.

Carl Barks faleceu em agosto de 2000, aos 99 anos, deixando ainda uma última história do Pato Donald: Somewhere in Nowhere, escrita em 1997.

Bons sonhos Carl !!!!

Links :

As Obras completas Carl Barks Vol. 01http://www.4shared.com/dir/2580215/81caf078/Disney.html
As Obras completas Carl Barks Vol. 03http://www.4shared.com/dir/2552143/4501136b/Disney.html
PATO DONALD - ESPECIAL 70 ANOS http://www.4shared.com/dir/2611639/8e7b01b7/Pato.html

Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Valeu pelos posts e pelo link !!!

6 de junho de 2007 às 23:58  
Anonymous Anônimo disse...

obrigado postee mais carl barks muito obrigado eu muito gustoso do quadrinhos

28 de agosto de 2007 às 13:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial